sexta-feira, 8 de julho de 2011

Desiderata - Cid Moreira



Há uma versão de que Desiderata, este conhecido e singelo texto, escrito em inglês e hoje traduzido para mais de 60 idiomas, foi encontrado na Igreja de Saint Paul, Baltimore, em 1692, e jamais se soube do seu misterioso autor.

Na verdade, Desiderata, aspirações em latim, é de autoria do escritor norte americano Max Ehrmann, nascido em Terre Haute, Indiana, EUA, em 26 de setembro de 1872 e falecido na mesma cidade em 9 de setembro de 1945.

Ehrmann formou-se em direito pela DePauw University e estudou direito e filosofia em Harvard por dois anos, quando se tornou promotor público.

Aos quarenta anos decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita e, em 1927, escreveu Desiderata, sem dúvida o seu mais conhecido texto.

Em 1956 o pároco da igreja de St. Paul, em Baltimore, reproduziu o texto em um panfleto mimeografado para os seus fiéis.

Posteriormente, alguém que o retransmitiu não incluiu os créditos originais e, equivocadamente, citou o texto como tendo sido "achado na Igreja de Saint Paul em Baltimore, datado de 1692".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Não morra de repente!

No inicio do filme O Homem que contava histórias (The Old Man Who Cried Wolf, 1970) Emile Pulska vai visitar seu velho amigo Abe Stillman, ...